Idioma

sexta-feira, 24 de março de 2023

O amor ou a letra? Escolha você (e eu)


Bom dia!

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6

A pouco fui acordado e nisto, ao tentar dormir o que não conseguia, comecei a pensar em Deus e outas situações. Quando me veio a mente, em meio a tantos pensamentos, a instrução de que o conhecimento ainda hoje afasta as pessoas umas das outras.

Já faz alguns dias que tenho meditado sobre a questão, conhecimento, aprender, o que isto realmente impacta de verdade na vida das pessoas.

O conhecimento parece estar atrelado a seleção, divisão, comparação, ao invés de construção, visão, conexão, introspecção.

Meditava em Jesus Cristo, o qual era chamado de Mestre, Rabi. É lógico que Ele sendo Deus, sua vida já continha algo sobrenatural, mas ele foi humano e como tal aprendeu a Lei de Moisés e dos Profetas como seu povo (Judeus) aprendiam, mas quando ele foi procurado por Maria e José quando Ele tinha 12 anos, o que Ele já estava fazendo com os anciãos da época? Ensinando! Mas como, uma criança de 12 anos, ensinando... Mas de fato, estava...

Jesus cresceu, iniciou sua missão redentora, e ao chamar pessoas para consigo andar, chamou pessoas dos mais diversos níveis de conhecimento. Porque? Será que Ele queria mostrar que seu mestrado o fazia diferente?

Na condução do grupo apostólico, Jesus não tinha interesse no grau de conhecimento e o seu maior foco não era faze-los mestres da Lei, mas seguidores da sua vida, onde Ele tinha por vinculo, o amor, a empatia, o serviço, o respeito, a amizade, o carinho, o perdão, valores e sentimentos que eram gerados e ministrados mutuamente no caminhar, na vida juntos, na comunhão, no exemplo, na explicação, nada de imposição, de prova, de notas, de nível, de disciplina, de status, de posição, de cobrança por resultados e metas e "subir" na vida.

Você lembra o que fez Adão e Eva se afastar de Deus? O conhecimento! Satanás inflamou no coração e na vaidade deles, o "poder" de conhecer o bem e o mal. E isto, ainda não ocorre hoje?

Como vejo milhares de pessoas atrás do tão sonhado conhecimento, das vírgulas das escrituras, dos acentos dos versículos, do número de parágrafos de cada capítulo. Mas no fundo de tudo isto, para que? Vai dizer que isto, a cada dia, tem afastado as pessoas de Deus e uma das outras? 

Jesus disse: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Opa, então o conhecimento é importante... É claro! Mas qual conhecimento importa? A verdade!

O que Jesus disse sobre a palavra Verdade? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Então, se Cristo disse que Ele é a verdade, então o que concluímos? Conhecê-lo!

E como conhecê-lo? A escritura fala Dele, Ele mesmo pela Escritura fala sobre sí: manso, humilde, Rei dos Reis, servo, amigo, filho de Deus, caminho, vida, ressurreição, perdão, amor, redentor, salvador, Senhor dos Senhores, pão da vida, e etc. E além destas colocações sobre a sua pessoa, existem orientações a respeito de como devemos ser diante de Deus: perdoar os que nos ofendem, amar os que nos odeiam, ser misericordioso, manso, limpo de coração, pacificadores, e etc.

Então me diga: qual a verdade que Jesus nos trouxe (além Dele próprio em pessoa)? Qual o conhecimento que vai nos libertar da ignorância (humana e espiritual)?

As vírgulas e acentos das escrituras ou os ensinamentos de Cristo?

Jesus disse: Aquele que me ama, guarda OS MEUS MANDAMENTOS.

Jesus não veio revogar a Lei de Moisés, Ele disse isso, mas veio cumpri-la, e o cumprimento dela está na pessoa, no caráter e na vida de Cristo Jesus. Ele é o caminho, Ele é o sábado e o Domingo, Ele é a porta, Ele é o descanso, Ele é a Escritura, Messias, Sua Palavra traz Luz e Verdade. Ele é tudo.

Conhecer Jesus não nos afasta de Deus, pelo contrário e tão pouco nos afasta de qualquer pessoa, seja ela um cristão ou não.

Jesus veio aos doentes e não aos sãos. Quem não enferma neste mundo vil?

O conhecimento indevido trouxe a religiosidade ao Cristianismo, seja por ignorância do conhecimento (veja bem) ou seja pelo poder que o homem quer ter sobre o homem, mas quando meditarmos em Cristo como Ele mesmo se disse ser e deixou escrito o que era e o que fazia, iremos conhecer o Espírito de Deus, o qual moveu Jesus nesta terra, moveu depois a Igreja Primitiva e ainda tenta mover alguns remanescentes até o fim dos tempos.

Não sou contra aprender, estudar e conhecer, mas o que vejo em muitos de nós ainda hoje é o que afastou Adão e Eva de Deus, ao invés de ver o que uniu Jesus e sua Igreja.

Talvez seja um desabafo, talvez seja uma revelação, talvez seja um texto, mas como escrevia o apóstolo Paulo em suas cartas (como o máximo de respeito a Paulo): aos queridos irmãos, que a paz seja convosco...

Lembre-se: o que move a Igreja de Deus ainda hoje nesta terra é o amor que a mesma tem por Ele, por Cristo e por seu Espírito, e não os mestrados e doutorados que o homem cria junto a escritura.

Abraços!

NunoAbruzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião ou esclarecimento é parte do "Identidade do Evangelho Mc 16:15" Obrigado!
Contato: identidadedoevangelho@gmail.com