Idioma

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Perdão e Justiça

Boa noite!

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."  (I João 1 : 9)

"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados."  (I Pedro 2 : 24)

Tenho pensado em perdão e justiça, porque nestes últimos dias que temos vivido, percebo (posso estar errado) de que a sociedade, o povo, a nação tem buscado justiça para todos os males que ocorrem, e não de hoje mas já de muito tempo, e nessa busca algo se perde ou se perdeu no caminho, pois me parece que não há espaço para "correções", "arrependimentos", "falhas", mas sim para a "justiça" custe o que custar. E sinceramente, justiça a qualquer custo não me agrada, pois me remete a uma visão de que assim não iremos fazer a tão sonhada justiça.

Tenho pensado em algo: existe justiça com o perdão mas a justiça independe do perdão. Entendeu? O que quero dizer é que quando há perdão realizamos justiça, mas a justiça pode ocorrer sem necessariamente haver um ato de perdão. Agora entenda isso quando as duas ocorrem de forma correta, do fundo de nosso ser (perdão) e conforme a vontade de Deus (justiça). E não esquecendo que se elas não ocorrerem com fundamento divino, não irão surtir o devido efeito, próprio ou externo.

Mas é muito interessante que as Escrituras nos levam ao fato das duas caminharem juntas. Lembrando da maior prova de perdão e justiça, temos Jesus, o Cristo, como sendo a prova VIVA deles, o perdão dos céus ao ser humano e a justiça divina por meio do Messias. Como Cristo é completo. Ele logicamente envolve não somente estas duas situações mas tantas outras fundamentais para a nossa vida como o amor, fé, obras, serviços, responsabilidades, etc, e claro que Nele é impossível dizer que Ele não as realizou mediante a sua vida e missão, mas para o segmento da Igreja de Deus, ou seja, para os seus filhos, para o seu corpo, Deus possibilitou os mesmos passos de Cristo mas conhece o coração do homem e sabe que em muitas situações, não por causa Dele mas por causa de nossas fraquezas e limitações, não iríamos contemplar em nossa vida e em nossos atos a simultânea expressão de perdão e justiça, por isso, deixou muitas informações e orientações para nos alicerçarmos para sempre que possível, realizá-las mas se não juntas, cada uma em sua hora, em sua particularidade, em tempo certo e de forma correta.

Talvez, pelo hoje quem sabe (ou sempre), a justiça irá sempre nos chamar mais a atenção pois convida para a realização de direito, mérito, e o perdão mexe com remissão, retirar, "perder" e por isso acreditamos ser um pouco mais complicado. Mas devemos lembrar que Jesus disse que o que era impossível para o homem, para Ele (Deus) não era, por isso, o que devemos buscar é realizar tais situações com o nosso coração, com a nossa força e com o nosso entendimento mas pedindo a Deus que nos conduza no ato, pois se conseguirmos prestar atenção a Sua voz, Ele não deixará que façamos algo errado, porque Ele próprio tem interesse nisso. Mas é necessário realmente uma grande vontade nossa de fazer isso junto com Deus. Tem que ser assim.

Mas o mundo não quer muitas vezes o verdadeiro perdão e a verdadeira justiça, porque o homem vem de uma natureza caída (pecado) e por ela, irá realizar a sua vontade e sinceramente, eu não quero mais realizar somente a minha vontade, eu preciso de Deus em tudo, por isso que o mundo ou parte dele está em uma grande "tribulação", porque não quer fazer a coisa certa, não quer realizar obras puras, mas sim pessoais. Infelizmente é assim, mas não é para todos, porque os que crerem na Divindade de Cristo, irão realizar de forma mais perto do correto qualquer coisa que precisa ser realizada, ainda que não consigamos por algum motivo, pelo menos saberemos o que fazer e como fazer e isto já faz muita diferença, pode acreditar.

Perdoar, sim!
Ser justo, sim!
De forma certa! Em circunstâncias certas! Em tempos certos! Nas devidas situações!
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?"  (Miquéias 6 : 8)

Abraços!
NunoAbruzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião ou esclarecimento é parte do "Identidade do Evangelho Mc 16:15" Obrigado!
Contato: identidadedoevangelho@gmail.com