Idioma

sábado, 12 de setembro de 2020

A história se repete

 


Boa noite!

"Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar."  (Mateus 27 : 3-5)

O dinheiro sempre esteve no meio da igreja, na verdade infiltrado na igreja. Mas vejam que, o final desta "junção" sempre acaba em dor.

Meditando e lendo algumas meditações, percebemos que realmente, dinheiro, riqueza e o dito "poder" não tem nada haver com Cristo, com o Evangelho.

Pois bem, Jesus fez doze discípulos para que andassem com Ele, os quais após a sua ressurreição iriam seguir As Boas Novas do Seu Reino, por isso esteve durante 3 anos e meio diante deste grupo, mostrando, exemplificando e fortalecendo com suas ações tudo o que Ele, Jesus, ensinava. E digo que os mártires da Fé tiveram seus méritos pois hoje estamos aqui, falando que cremos neste Evangelho anunciado por eles, claro sem esquecer do Espírito Santo. Mas havia uma prioridade neste grupo, de testificar sobre tudo o que viram e ouviram e de realizar as obras de Deus, assim como Jesus pediu.

Dentre estes homens estava um, Judas, "mundialmente" conhecido por sua história e por seu ato.

O ministério de Jesus foi construído sob a fé, sob a confiança de que Deus estava com Ele e que nada faltaria para a sua jornada e consequentemente, para aqueles que estavam com Ele. E assim Deus fez, nunca deixou faltar comida, bebida, transporte, hospedagem, milagres, Deus cuidou de tudo nos mínimos detalhes, sem que Jesus precisasse dizer aos doze: pegue XX moedas e compre comida, ou compre remédios, ou compre muletas, ou compre passagens. Jesus nunca mexeu na bolsa de dinheiro, nunca pediu emprestado, nunca penhorou as ferramentas de seu pai, nunca vendeu uma pesca, nunca mendigou. Ele falava a seus discípulos que Ele mesmo não tinha nem mesmo uma pedra para descansar a cabeça, que Ele trabalhava assim como o pai Dele trabalhava ainda hoje.

Mas entre os doze, havia alguém que cuidava de uma bolsa com moedas, e seu nome era Judas.

Em João, capítulo 12 e versículo 6, Jesus estava sendo agraciado por Maria (provavelmente a irmã de Lázaro) com um gesto de carinho e devoção ela estava ungindo os pés de Jesus com um produto muito raro e caro naquela época e, Judas que participava daquele momento pois estava sendo servido uma ceia a eles perguntou se ao invés dela "gastar" aquele produto com Jesus, se não seria mais correto, vendê-lo e o dinheiro doar aos pobres, ao que João relata então neste versículo 6: Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.

Interessante esta colocação de João, que narra o caráter de Judas, pois diz que ele tirava algum valor da bolsa que tinham, para o quê, não sei, mas com certeza não era para algo correto.

Então temos aqui um homem mau caráter, e tesoureiro do grupo chamado por Jesus. Então nos perguntamos se Jesus errou ao chamar Judas para andar com eles?

Se Jesus sabia que Judas era um ladrão? É claro que sabia! Estava lendo um artigo e gostei quando descreveu o seguinte: "Com Judas e a bolsa de dinheiro, Jesus estava nos mostrando onde não colocar nossa confiança: no dinheiro. Ele confiou que seu Pai forneceria tudo o que precisava para cumprir seu chamado de tal maneira que não tinha medo de uma escassez de dinheiro. Ele dormia em paz, mesmo sabendo que Judas estava roubando." (Jon Bloom)

Jesus disse em alto e bom som: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." (Mateus 6:24).

E sempre que bolsa falar mais alto, a história se repetirá.

Porque o Messias ensinou a igreja primitiva que não levassem bolsa, alforjes e alparcas, porque Ele queria que os seus discípulos vivessem o que Ele vivia e tivessem a mesma experiência que Ele tinha com Deus. 

Mas havia alguém, no meio da igreja, que destoava dos demais. Sempre haverá?

Fica essa pergunta!

Mas é incrível como não há relação do Reino de Deus com o dinheiro, com a riqueza, com o poder que emana do ouro, da prata, do bronze, da cédula, da moeda, da cadeira, da posição, da conta, do luxo, isto porque estas coisas corrompem o ser humano, são taxadas por cristo como Mamom (riqueza, cobiça, dinheiro).

A história do dinheiro com a igreja, não é de hoje como vemos, e sinceramente a igreja não tem que mendigar nem se prostituir para fazer algo, ela apenas tem que seguir as palavras de Jesus, e com certeza toda a vez que ela se vender, ou até mesmo vender Jesus, será como Judas, e seu final também.

Escrevo isso para meditação sobre o tema, porque Jesus é amor, mas é justiça também e a vida é um campo de semeadura, aquilo que plantamos, iremos colher.

"Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino." (Lucas 12:32)

Abraço!

NunoAbruzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião ou esclarecimento é parte do "Identidade do Evangelho Mc 16:15" Obrigado!
Contato: identidadedoevangelho@gmail.com