Idioma

terça-feira, 6 de março de 2012

Particularidades dos filhos de Deus

Boa noite

O texto abaixo foi algo que ano passado, foi trazido numa janta para homens que fizemos num galpão de um amigo nosso. Foi muito legal.

O texto é um pouco extenso, mas acho que vale a pena tirar alguns minutos.

Lembrando que, o mesmo vale para as mulheres, pois todas as citações e compreensões são válidas para qualquer filho de Deus.

PARTICULARIDADES DE UM HOMEM DE DEUS
Fé = Noé
Obediência = Abraão
Humildes = Moisés
Valorosos = Gideão
Segundo coração de Deus = Davi
Íntegro = Jó
Sofreu pelo Evangelho (Cristo) = Paulo

Hebreus 11:7

Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Hebreus 11:17-18
Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;

Êxodo 3:10-12
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.

Juízes 6:11-12
Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.

1 Samuel 16.7b, 12b e 13
... o Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. - ... então o Senhor disse a Samuel: É este! Levanta-se e unja-o. - Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o unjiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

Jó 1:1 e Jó 27:5-6
HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
Longe de mim que eu vos justifique; até que eu expire, nunca apartarei de mim a minha integridade.
À minha justiça me apegarei e não a largarei; não me reprovará o meu coração em toda a minha vida.

Atos 9:15-17
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

Deus levantou (escolheu, separou, formou) homens para determinados fins, e neles hoje trabalha em nossas vidas para nos dar orientação sobre o que ELE, Deus, quer de nós.

Sem dúvida nenhuma, JESUS, foi (e é) o que em forma humana contemplou, reuniu todas as particularidades que um homem, ou um filho de Deus, necessita para ser conforme a vontade de Deus.

Jesus era Deus, estava com Deus, por isso sabia o que necessitava ser em cada dia de sua vida, em cada situação ELE sabia qual a particularidade que ELE necessitava exercitar, porque desta forma, ELE vencia todas as dificuldades que ELE sabia que iria encontrar.

Sem estes requisitos, será muito difícil ou quase impossível sermos conforme a vontade de Deus e consequentemente a realizá-la. Mas Deus disse que para ELE, nada é impossível.

Noé provou que a fé é algo que nos protege, nos retira do perigo, nos aproxima de Deus e nos coloca numa nova história. Ele é um exemplo de fé, com certeza.

Abraão também provou que ser obediente nos faz termos êxito com Deus. Ele foi escolhido para gerar uma nação que até hoje aumenta.

Moisés confirmou que sem Deus não temos como vencer nosso pior inimigo (tão pouco o menor), por isso, necessitamos de sermos humildes diante de Deus e saber que ELE, Deus, é quem pode abrir o mar.

Gideão nos mostrou que Deus precisa de homens valentes, não importa seu tamanho, sua posição, suas dificuldades, pois Deus é especialista neste aspecto também.

Davi nos traz a situação de buscar ter um coração de amor e arrependimento, ao mesmo tempo de força para vencer a pior de nossas lutas, confiando no Deus que se conhece e crê.

Jó é um exemplo de homem temente a Deus, que o ama e se preocupa com ELE. Perseverante na confiança no Deus que se conhece e crê.

Paulo nos retrata a posição de que quando Deus nos escolhe, é porque ELE realmente nos quer em alguma situação, e isto nós devemos acreditar e buscar fazer aquilo que Deus nos mostra. Ao mesmo tempo, sabendo que a vida em prol do Reino de Deus pode ser dura, mas a recompensa é certa.

JESUS reunia tudo isso, porque Deus disse que ELE é perfeito, n´ELE não se achou pecado algum, por isso se ofereceu em sacrifício ao nosso favor. Só alguém que pudesse realmente entender a Deus poderia fazer o que Jesus fez. Ninguém mais tem condições pra isso.

O motivo de Jesus ter vindo a terra foi o de mostrar que nenhum homem era capaz de realizar o que ELE fez, pois por mais qualidades que homens do passado tivessem de Deus, nenhum deles teria capacidade de realizar a obra perfeita que Deus queria realizar. E após a morte e ressurreição de Cristo, temos por meio deste sacrifício o direito de buscarmos ser parecidos com Jesus, porque ao olharmos para ELE e para as coisas que ELE fez (e faz ainda hoje) nos comovemos, nos constrangemos e amamos esta causa que ELE abraçou por amor.

Deus disse que se buscarmos o seu Reino e a sua justiça, encontraremos o caminho para a recompensa eterna, que é a salvação de nossas vidas e morar com ELE no lugar que ELE preparou.

Lembre-se que JESUS é o nosso espelho, o nosso alvo, o nosso parâmetro, onde se reúnem todas as qualidades , os dons, os frutos que Deus criou para nós e quer de nós. Jesus disse que ELE é o caminho, e a verdade e a vida.

Abraços
NunoAbruzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião ou esclarecimento é parte do "Identidade do Evangelho Mc 16:15" Obrigado!
Contato: identidadedoevangelho@gmail.com