Idioma

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

É Deus que nos provoca... a sermos melhores

Boa noite

O homem irritável provoca dissenção, mas quem é paciente acalma a discussão. Provérbios 15:18

Quem aqui não é tentado, levante a mão? Esta situação é quase que unânime, ou seja, todos os dias e porque não dizer todos os segundos, somos afligidos em nosso ser (espírito, alma e corpo) a realizarmos coisas ruins, a pecar, a transgredir algo, etc. Pode ser que muitos não sejam em "todos os segundos" como citado, mas com certeza, todos os dias de nossas vidas.

Mas o detalhe não está nesta questão, mas sim em como sair desta "ratoeira"?

Alguns não acreditam nisso, outros acham que é parte do processo e alguns dizem que é inevitável errar, pois errando é "que se aprende". Será mesmo?

Certa vez, ouvi na Rádio um querido irmão trazer uma compreensão muito legal: Que Cristo enviou o Espírito Santo, que é o Espírito da Verdade para nos conduzir a uma vida mais correta, e que neste sentido, não temos como nos desculpar com essa frase de que é errando que se aprende, pois se crermos ser O Espírito da Verdade, e O mesmo ser a nossa "bússola", estaremos sempre indo para o caminho correto ou mais perto do correto.

Quem não se irrita? E Quem não sofre aflição?
Mas quem procura ser paciente?
Qual lado estamos?

Não sou o protótipo de filho impecável e não vejo isso em ninguém a minha volta (com todo o respeito), mas o fato não é olhar o problema do outro mas está em o que temos provocado diante de Deus, em nosso próprio ser e em nosso meio? E provocar aqui, no que diz respeito a favor ou contra o céu. É bem verdade que Deus não nos obriga a querê-lo, mas como iremos entendê-lo e prová-lo se ao mesmo tempo que o buscamos o colocamos a prova com nossas transgressões/discussões?

Se crermos em Cristo já possuímos Nele o direito de sermos feitos filhos de Deus, mas isso não tira sobre a nossa caminhada com Jesus o fato de que necessitamos produzir frutos dignos, lembra? Veja o "trabalhão" que Cristo teve com a Igreja Primitiva, nos mostrando que o fato de seguí-lo envolve inúmeras situações, as quais são diretamente ligadas ao ser individuo, ou seja, o Reino de Deus está disponível ao que Deus criou como sua imagem e semelhança e para que o homem seja salvo, de sí mesmo e do pecado que o aflige.

Tenho sido tentado a ser irritado muitas vezes, e por vezes, as pessoas nem sabem que me irritam, mas em Deus eu sei que há um tempo para todas as coisas, e que se eu provocar ira, terei ira, se provoco fogo terei fogo, se provoco culpa terei culpa, se contenda terei contenda, mas se provoco calma posso obter calma, se provoco paz posso ter paz, se provoco perdão posso ter perdão, tanto para minha própria vida como para o meio onde estou/vivo/convivo/trabalho/moro/etc.

Perceba que é muito mais rápida a resposta ofensiva do que a que quer trazer acerto. Porque? Pois quando se diz respeito "as coisas" de Deus, o processo é mais devagar/lento/gradativo, porque é mais alto fazer a vontade de Deus do que a vontade carnal. As vezes as pessoas não irão nos ouvir, prestar atenção, mas como saberão que o Espírito Santo é Verdade se não realizarmos o que Ele pede? E como provaremos Dele mesmo se também assim não fizermos conosco/pessoalmente?

Ninguém é melhor do que ninguém, mas não temos como nos esconder em nossos pecados. E pecado não é local para nos escondermos. Jesus veio nos trazer a Luz de sua Obra, portanto, precisamos provocar em nós a "irritação" de mudança, de conversão, de santidade, de misericórdia, de perdão e amor.

Efésios 6:12
"pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais."

A luta continua companheiros... interna e externa. Mas que seja a favor de Deus e não contra.

Abraços
NunoAbruzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião ou esclarecimento é parte do "Identidade do Evangelho Mc 16:15" Obrigado!
Contato: identidadedoevangelho@gmail.com